A pessoa certa, o escolhido, o príncipe no cavalo branco, o homem da vida ou a metade da laranja. Quando falamos no amor, as palavras parecem não terminar e as possibilidades de criação são infinitas. Segundo o Houaiss, a palavra vem do latino
amor,óris e significa amizade, dedicação, afeição, ternura, desejo grande, paixão ou o objeto amado. Quando pensamos nas artes, parece que reduzimos a concepção da palavra a sua variante romântica. Difícil encontrar poesia, música ou filme que não o use como tema, que não utilize de seu poder hipnótico para atrair a atenção da audiência. Cada vez mais me convenço de que essas figuras que nos completariam tanto existencialmente não existem. Contudo, é justamente ai que reside o poder da simbologia do amor romântico, na sua falta de respaldo na realidade. Nossas relações servem como paliativos (ou palipassivos, para alguns) que nos preparam para nosso grande amor que está por chegar. O amor verdadeiro, final, definitivo, eterno, que é ilimitado, grande e intocável. O amor romântico é nossa dimensão da abstração, da não-razão, daquilo que deve acontecer mesmo sem nossa interferência. É o divino em cada um de nós. Sua procura move muitos de nós, mas será que realmente que precisamos dele para nos significarmos? Até que ponto o culto das artes, palavras e pessoas ao amor romântico não é apenas o reflexo desesperado de uma importância que perdemos e que buscamos de qualquer forma encontrar? Existe sim vida além do romance. Afinal, existem tantos outros significados para a palavra amor, certo?
“Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo”
(Carlos Drummond de Andrade)
Oi Fi!! é realmente o amor tem vários significados como tambem é diferente para cada um, pra mim que acho que não sei muito de amor, significa a palavra "dividir", dividir uma piada, uma risada, um susto, dividir um bafo!, dividir um chiclete, um sorvete, dividir uma dor, uma lagrima, uma perda, dividir um jantar, uma festa, uma cervejinha, dividir um abraço, um carinho, um aperto de mão, dividir um sorriso, ah... dividir uma paisagem, dividir um cobertor, uma cama, prazer, dividir um sonho! ...é parece até que ja cabem várias outras palavras nesse "dividir" neh?? Apesar de tudo isso, eu sou uma dessas pessoas "frias" que só diz "eu te amo" em caso de vida ou morte... deve ser pq tenho essa imagem de "romantico incurável sonhador" do amor do principe encantado e na verdade tudo seja bem mais simples. bjo adorei o blog!
ResponderExcluir